sábado, 13 de abril de 2013
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Brincar é uma coisa séria!!!
“A boneca é a imagem do ser humano. A criança a imita e se identifica com ela. Isto sempre temos de ter em mente quando fazemos ou compramos uma boneca para ela”.
(Renate Keller - Pedagoga)
Se procurarmos num dicionário a palavra “boneca”, vamos encontrar qualquer coisa como : “figura de pano, madeira, plástico ou outro material, com forma feminina, usada geralmente como brinquedo infantil ou como elemento decorativo” (in Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-04-08].) Um pouco limitador, não?!
A origem da boneca acompanha a própria história do homem e a sua primeira aparição data da época pré histórica, representando ao londo do tempo, valores humanos, históricos e culturais. A partir do século XVIII, as bonecas passaram a ser vistas como um brinquedo infantil e fabricadas em maiores quantidades.
Brincar com bonecas é uma atividade que possibilita à criança não só conhecer o meio ambiente, mas também desenvolver a atividade sensorial, o movimento, o equilíbrio e a motricidade. A boneca constitui, para a criança, uma vivência do seu próprio ser, podendo transformar-se numa companheira que partilha os momentos de alegria, tristeza, brincadeira ou hora de dormir. Ao utilizar a boneca, a criança pode igualmente experimentar a resolução de problemas, desenvolvendo a linguagem e fortalecendo relações interpessoais e a afetividade.
Na verdade, uma boneca é uma imagem do ser humano, estimulando a imaginação e a fantasia e possibilitando vivências sensoriais ricas. A simplicidade dos brinquedos permite à criança ter uma fantasia mais rica e uma imaginação mais criadora. A utilização de diferentes tipos de materiais na confeção de bonecas e brinquedos é igualmente importante, quer para a estimulação do tato, quer para o despertar do sentido das cores.
Devemos igualmente ter em consideração o processo evolutivo da criança, que deve ter brinquedos adequados à sua idade e às suas necessidades.
E os meninos? Os meninos podem e devem ter um boneco que os acompanhe nas várias fases e momentos da sua vida. Uma bola, um carro, ou um jogo não irão possibilitar a criação de laços afetivos. Os bonecos permitem abrir um mundo mais amplo e completo, favorecendo o desenvolvimento da criança e tornando-a um ser mais completo e afetivo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)